Melhor defesa do Brasileiro, Grêmio é time do G-6 que mais precisa de chutes para fazer gols
Tricolor precisa de 11 chutes para balançar as redes na competição, mas também tem sido pouco vazado
Por Eduardo Moura — Porto Alegre
O empate em 0 a 0 com o Fortaleza no último sábado funciona como um dos melhores resumos do Grêmio no Campeonato Brasileiro atual. Melhor defesa da competição, saiu mais uma vez com a meta zerada. Mas ao mesmo tempo é um time com dificuldade na hora de concretizar os chutes em gols.
O time de Renato Portaluppi precisa em média de 10,7 finalizações para balançar as redes. Na prática, precisa de 11 chutes para fazer um gol. São 396 finalizações no Brasileirão para 37 gols marcados. Do G-6, é o time menos efetivo (veja abaixo).
O número, inclusive, é superior a equipes que não brigam pela ponta do Brasileirão, como Corinthians, Ceará, Fluminense e Santos, os dois últimos imediatamente abaixo do clube gaúcho. É bom colocar que finalizações não significam necessariamente chance de gol.
Média de chutes por gol no Brasileiro
- Grêmio: 396 finalizações e 37 gols = 10,7 finalizações por gol
- São Paulo: 451 finalizações e 49 gols = 9,20 finalizações por gol
- Inter: 323 finalizações e 44 gols = 7,34 finalizações por gol
- Atlético-MG: 461 finalizações - 48 gols = 9,60 finalizações por gol
- Flamengo: 424 finalizações e 47 gols = 9,02 finalizações por gol
- Palmeiras: 367 finalizações e 38 gols = 9,65 finalizações por gol
Contra o Fortaleza, o Grêmio teve 12 finalizações e não balançou as redes. Aliás, Pepê até marcou, mas o lance foi anulado por impedimento. O jovem atacante e Alisson lideram o número de arremates efetuados, com 39 cada. Pepê em 24 jogos, Alisson em 16.
— Tivemos as melhores oportunidades, a equipe criou bem. Buscamos o gol o tempo todo. Infelizmente não fizemos o gol. Aliás, fizemos, mas foi anulado — comentou Renato após o jogo.